O diploma digital nada mais é que uma versão eletrônica da documentação impressa que comprova a conclusão de um curso seja de graduação, pós-graduação ou técnico. Ele é emitido pela instituição de ensino e pode ser acessado por meio de um:
- Sistema seguro
- Assinatura eletrônica, que consta no documento um código alfanumérico e um QR Code para acesso.
O Diploma digital tem algumas vantagens como oferecer mais praticidade e segurança na emissão e no compartilhamento desse importante documento, já que pode ser acessado por meio de dispositivos remotos (tablets, celulares e computadores em geral).
Para que as IES possam oferecê-lo é preciso se adequar e seguir às diretrizes do MEC e assim garantir a segurança das informações.
- Segurança da informação (minimizando qualquer tipo de risco sobre eles e estando em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados.
- Resumidamente a IES precisará: Contar com a Certificação Digital, garantir o armazenamento de documentos de forma segura, cuidar do padrão visual e formato do arquivo e garantir mecanismo de envio do diploma ao MEC.
Existe diferença entre o diploma digital e o físico?
- A resposta é não. A única dissemelhança entre eles é apenas o meio de emissão, já que a validação e estrutura do documento é exatamente a mesma.
Validade
A validade de um diploma físico ou digital é de tempo indeterminado conforme apresentado pelo Ministério da Educação (MEC).
diplomaregistrado.com